17/11/07








A história do Rally Dakar remonta a 1977, ano em que piloto francês Thierry Sabine se perdeu no deserto do Sahara, quando participava no Rally Abidjan-Nice, na categoria motos.
As buscas levadas a cabo para encontrar o piloto, revelaram-se sem sucesso e acabaram por ser concluídas após alguns dias.
Mas Thierry continuava vivo e acabou por ser avistado por um pequeno avião monomotor.
Depois de ter sido salvo, o piloto regressou ao seu país de origem. Mas agora, transportava consigo uma paixão intensa pelo deserto. Paixão essa que quis partilhar com o maior número possível de pessoas.
E foi dessa vontade que nasceu aquela que hoje é a prova rainha em Todo-o-Terreno.
No dia 26 de Dezembro de 1978, o sonho de Thierry Sabine tornava-se realidade com a saída do primeiro Dakar da Place du Trocadéro, em frente à Torre Eiffel, na capital francesa.
170 participantes partiram para a aventura num percurso de 10 mil quilómetros pela França, Espanha, Argélia, Niger, Mali e Senegal. Apenas 69 conseguiram completar a travessia desta prova que ficou conhecida como “Paris-Dakar”.
Nesta primeira edição, competiram numa única categoria, motos, carros e camiões. O vencedor foi um jovem piloto chamado Cyril Neveu, aos comandos de uma Yamaha XT 500.

Sem comentários: